quinta-feira, 16 de abril de 2020

Sobre comparações


Até pouco tempo atrás, quando eu acordava em um dia ruim, e não conseguia produzir muito aqui dentro de casa, eu abria o Instagram e lá estava: o reality show das vidas perfeitas e organizadas. E com a hashtag #vidareal.
Sabe, eu sou uma dona de casa hoje. Eu estudo, leio, assisto meus filmes preto e branco e minhas séries de TV. Eu faço yoga, eu limpo a casa, medito. Mas a verdade é não são todos os dias que eu faço tudo o que me propus a fazer. A verdade é que tem dias que eu não tenho ânimo de pegar meu tapete de yoga e tá tudo bem. Às vezes eu não estou a fim de estudar e também tá tudo bem. Eu fico em casa sim. Mas não preciso ser castigada por isso. Eu faço o que é possível naquele dia. E se o possível em algum dia é meu corpo pedir pra me aquietar com um chá, uma coberta e uma bolsa de água quente no sofá, eu faço isso. O ritmo frenético não abandonou as pessoas na quarentena. Ao contrário, parece que o Instagram está em um looping de produção constante, como se fossem hamsters dentro da gaiola!
Estou vivendo uma fase bem difícil com a minha saúde, e tem dias que algumas pessoas eu acabo evitando olhar stories ou postagens. Porque é surreal o sentimento de frustração que causa. (Leia novamente, eu disse frustração, eu não disse inveja). Uma vida que nós só vemos nos comerciais de margarina (e na vida da Thaís Fersoza, que ela nunca leia isso mas a vida dela foge do surrealismo). O meu ponto com esse texto, é um lembrete a mim de jamais me comparar com a vida padrão perfeita de internet. Cada um vive a própria realidade que é sim linda da forma que é. Que nem sempre o que é postado condiz com a realidade. A exposição muitas vezes é um desejo implícito de atenção que não se tem na vida real. Amar a si mesmo é uma tarefa árdua e um caminho longo a ser percorrido. Aprendi na dor a não fazer comparações. É algo que estou realmente todos os dias repetindo mentalmente para não fazer.
A exposição excessiva do dia a dia mostra muitas vezes o lado oposto do que se quer mostrar. E é isso que não vemos ao nos comparar. 🦋

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beleza Oculta

"Não esqueça de perceber a beleza oculta."  Eu assisti hoje um filme chamado "Beleza Oculta". Foi uma sugestão de alg...